Visão Periférica – Atendimento

visão periférica humano

Estava eu de viagem pelo interior de São Paulo, quando resolvi dormir na cidade sem um planejamento prévio. Dirigi-me a um pequeno hotel, uma construção nova com uma boa recepção e boa localização. Estranhei o fato de não haver aquele mensageiro na entrada, para recepcionar os hóspedes. Dirigi-me ao balcão e eis que estava à frente de um computador, muito concentrada no seu trabalho, a recepcionista do hotel. Decidi fazer um pequeno hã ,hã,  com a esperança de ser notado. Nada!

Resignado, restou-me esperar pelo atendimento. Após alguns minutos, os quais representaram horas de espera, a moça olhou para mim, ainda sentada e disparou um “Fala”! Impactado com aquele gesto devolvi: “Fala você”! O episódio seguiu seu ritmo natural e acabei dormindo no hotel como todo hóspede. Entretanto parei para dar minha dica para a moça, na esperança de que ela mudasse seu comportamento. Espero que tenha sido útil.

Relembrando esse episódio me dei conta de que o atendimento em uma loja de autopeças segue mais ou menos o mesmo padrão de recepção. Afinal o cliente vem à loja na esperança de solucionar um problema ou auxílio para concluir algum projeto. Como balconistas, temos apenas que recepcioná-lo como se fosse uma visita pessoal. Um simples olhar, mesmo que estejamos momentaneamente ocupados, já passa a mensagem de que ele foi notado e que em instantes será atendido. Se puder fazer um aceno com a cabeça ou mesmo pedir um momento, fará uma enorme diferença. Aliás, um excelente momento para oferecermos água, café, chá e ou entregar-lhe o folheto da promoção.

Não custa lembrar que em Vendas não há cliente ruim. O que há são expectativas não atendidas completamente. Portanto, mantenha-se ativo no balcão e boas vendas!

Luiz Menezes dos Santos

luiz

Baiano que adotou São Paulo como terra natal há 40 anos, sendo 30 dedicados ao treinamento corporativo, teve projetos implantados em grandes empresas dos segmentos Plástico e Automotivo, tais como Ipiranga, Reckitt & Colmann, Valeo e Wurth do Brasil. Graduou-se em Química pela Universidade Mackenzie, especialização em plásticos pelo Senai, Gestão de Projetos pelo IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Ministrou cursos e palestras para mais de 10.000 profissionais nas áreas: Produção, Engenharia, Vendas, Marketing, nos últimos 15 anos. Fundador da Cognitivus Gestão Empresarial Ltda-ME, empresa dedicada ao desenvolvimento de competências funcionais, com o objetivo de reduzir o déficit de mão-de-obra qualificada no mercado e impactar na produtividade das empresas.

 

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