Santo de casa faz milagres!

Headhunter_Blog_Destaque_Profissional

Há muito tempo utilizamos ditos populares em administração, mesmo sem percebermos. Vejamos:

  • “Quem não tem cão caça com gato“
  • “Cada macaco no seu galho“
  • “Santo de casa não faz milagre”

Independentemente da origem dos termos acima, há uma correlação direta com a gestão de pessoas. O primeiro nos remete à capacidade de adaptação, à criatividade e à flexibilidade, competências comportamentais de extrema importância para a inovação nas empresas. O segundo tem relação direta com o processo de seleção de pessoas, papel fundamental dos gestores de RH na formação de equipes de alta performance. Finalmente o terceiro dito, objeto desta matéria, toca na questão do desenvolvimento de talentos nas empresas, de uma forma indireta.

É comum observarmos que após algum tempo de empresa, já integrado e dominando a situação, todo profissional corre o risco de cair em comodismo, de procrastinar ou deixar alguma decisão para o dia seguinte. Passa a não perceber alguns movimentos no mercado, deixa de inovar e, então, a empresa passa a não enxergar naquele profissional, a competência necessária para mudar, para solucionar problemas e ao mercado em busca da solução. Em que pese que a ação tenha fundamento, há um caminho mais saudável, que motiva mais e de menor custo: Os Programas Internos de Treinamento. O maior exemplo disso são as grandes empresas, as quais já utilizam regularmente o treinamento como diferencial competitivo, para atrair talentos dispostos a investir em suas carreiras. No momento em que o treinamento se torne um processo natural no ambiente corporativo, teremos como afirmar categoricamente que Santo de casa faz milagres sim.

Luiz Menezes dos Santos

luiz

Baiano que adotou São Paulo como terra natal há 40 anos, sendo 30 dedicados ao treinamento corporativo, teve projetos implantados em grandes empresas dos segmentos Plástico e Automotivo, tais como Ipiranga, Reckitt & Colmann, Valeo e Wurth do Brasil. Graduou-se em Química pela Universidade Mackenzie, especialização em plásticos pelo Senai, Gestão de Projetos pelo IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Ministrou cursos e palestras para mais de 10.000 profissionais nas áreas: Produção, Engenharia, Vendas, Marketing, nos últimos 15 anos. Fundador da Cognitivus Gestão Empresarial Ltda-ME, empresa dedicada ao desenvolvimento de competências funcionais, com o objetivo de reduzir o déficit de mão-de-obra qualificada no mercado e impactar na produtividade das empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>